quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Reflexologia



Reflexologia baseia-se no princípio de que existem áreas, ou pontos reflexos nos pés, mãos, orelhas, costas, abdomem, face e crânio que correspondem a cada orgão, glândula e estrutura no corpo. Os pés são os que têm a correspondência mais definida e de fácil localização. Essa técnica milenar estuda a relação de pontos específicos dos pés com os órgãos vitais.Como muitos outros conhecimentos na área da saúde, teve seu início no oriente. Não se sabe ao certo a sua verdadeira origem visto que há citações dela no Egito, Mesopotâmia e China.
Conhecida de forma documentada na China desde o século III A. C. estava vinculada à Acupuntura. Na Pérsia e na Índia era referida apenas aos dedos dos pés.
Após o primeiro século da era cristã, tem-se referências mais amplas do seu uso no "diagnóstico", bem como no tratamento de certas moléstias. Assim, através dos séculos, o que hoje conhecemos como Reflexoterapia ou Reflexologia, foi ganhando lentamente, mais espaço no campo da "arte de curar".
A eficácia e os benefícios da prática regular da reflexologia são reconhecidos, mas orientais e ocidentais discordam sobre seu mecanismo de ação. Para os especialistas do Oriente, a técnica se baseia na livre circulação da energia vital, chamada ch’i. Quando determinado órgão apresenta excesso ou falta dessa energia, surgem dores ou doenças como sinal de alerta. O papel da massagem nos pés é justamente o de desbloquear e harmonizar o fluxo energético nos órgãos, assim eles funcionam melhor e a saúde é restabelecida.
Os ocidentais, por outro lado, descartam a idéia de uma energia invisível e explicam os efeitos com base na medicina. Os pés têm milhares de terminações nervosas e se ligam, através delas, ao restante do corpo. Com a massagem, essas terminações seriam despertadas e enviariam estímulos para o cérebro, que ativaria o sistema imunológico, beneficiando sua saúde em geral ou algum problema específico.
Segundo a medicina chinesa, cada sentimento mexe com um órgão vital e, se for intenso ou vivido por um período prolongado, pode até comprometer a saúde. “A raiva vai direto ao fígado, o medo atinge os rins, a preocupação, a vesícula, a tristeza, o pulmão, e a ansiedade, o coração”, ensina o especialista Armando Austregésilo.
Ao massagear seus pés nas áreas correspondentes a esses órgãos (indicadas acima), você também dissolve essas emoções e ganha tranqüilidade.

Veja abaixo os toques certos para aliviar ou prevenir males relacionados ao corpo e às emoções.

• Estresse – Já que ele não é uma doença, mas um conjunto de sintomas, o ideal é massagear os pés por inteiro, especialmente na área reflexa da coluna, que costuma doer muito quando estamos estressados.
• Insônia – Massageie a lateral externa dos pés, desde o calcâneo até o quinto dedo. Isso ajuda a desligar o carrossel de pensamentos que não deixa você dormir.
• Cansaço – Região central dos pés, relacionada a estômago, rins e intestino e ao bom fluxo de energia.
• Depressão – Área correspondente aos pulmões e ao intestino grosso.
• Ansiedade – Se a ansiedade for do tipo coronário, que vem acompanhada de uma dificuldade de pensar e agir, massageie a região central dos pés, relacionada ao plexo solar. Se for causada por estados depressivos ou tristeza prolongada, massageie a área dos pulmões e do intestino grosso.
• TPM – Dê atenção especial à região de rins, baço e pâncreas, ligada à satisfação e à alegria de viver.

Sempre que sentir necessidade de relaxar, não hesite e massageie os pés. “Além da pressão dos dedos, vale pisar sobre uma bolinha de tênis ou bambu, usar massageador elétrico ou de madeira”, sugere a terapeuta corporal Diana Valer, diretora da Humaniversidade, de São Paulo. A massagem não precisa ser demorada: cinco minutos por dia são suficientes para relaxar e despertar sensações boas. Andar descalço sempre que possível é outra ótima pedida, especialmente na areia.

fonte: http://bonsfluidos.abril.com.br

2 comentários:

  1. Olá amiga.....
    Encontrei seu blog através do Orkut.
    Gostei muito dessas dicas p/ os cuidados com os pés.
    Tenha uma ótima semana....
    Bjs!!!
    Rosangela.

    ResponderExcluir
  2. ola,

    obrigada pela sua visita, agora vim conhecer seu blog, parabens esta materia dos pés otima.

    parabens pelo blog

    bjos cassia

    ResponderExcluir

Diga aí