terça-feira, 4 de maio de 2010

Flores

“Agora vou falar da dolência das flores para sentir mais a ordem do que existe. Antes te dou com prazer o néctar, suco doce que muitas flores contém e que os insetos buscam com avidez. Pistilo é o orgão feminino da flor que geralmente ocupa o centro e contém o rudimento da semente. Pólen é pó fecundante produzido nos estames e contido nas anteras. Estame é o orgão masculino da flor. É composto por estilete e pela antera na parte inferior contornando o pistilo. Fecundação é a união de dois elementos de geração - masculino e feminino - da qual resulta o fruto fértil.
“E plantou Javé Deus um jardim no Éden que fica no Oriente e colocou nele o homem que formara”(Gen.11- 8)
Quero pintar uma rosa.
Rosa é flor feminina que se dá toda e tanto que para ela só resta alegria de se ter dado. Seu perfume é mistério doido. Quando profundamente aspirada toca no fundo íntimo do coração e deixa o interior do corpo inteiro perfumado. O modo de ela se abrir em mulher é belíssimo. As pétalas tem gosto bom na boca - é só experimentar. Mas a rosa não é it. É ela. As encarnadas são de grande sensualidade. As brancas são a paz do Deus. É muito raro encontrar na casa de flores rosas brancas. As amarelas são de um alarme alegre. As cor de rosa são em geral mais carnudas e tem a cor por excelência. As alaranjadas são produto de enxerto e são sexualmente atraentes.
Preste atenção e é um favor: estou convidando você a mudar-se para um reino novo.
Já o cravo tem uma agressividade que vem de certa irritação. São ásperas e arrebitadas as pontas de suas pétalas. O perfume do cravo é de algum modo mortal. Os cravos vermelhos berram em violenta beleza.
Os brancos lembram o caixão de criança defunta: o cheiro então se torna pungente e a gente desvia a cabeça para o lado com horror. Como transplantar o cravo para a tela?
O girassol é o grande filho do sol. Tanto que sabe virar sua enorme corola para o lado de quem o criou. Não importa se é pai ou mãe . Não sei. Será o girassol flor feminina ou masculina? Acho que é masculina.
A violeta é introvertida e sua introspecção é profunda. Dizem que se esconde por modéstia. Não é. Esconde-se para poder captar o próprio segredo. Seu quase-não-perfume é glória abafada mas exige da gente que
o busque. Não grita nunca seu perume. Violeta diz levezas que não se podem dizer.
A sempre-viva é sempre morta. Sua secura tende à eternidade. O nome em grego quer dizer: sol de ouro.
A margarida é florzinha alegre. É simples e à tona da pele. Só tem uma camada de pétalas. O centro é uma brincadeira infantil. A formosa orquídea é exquise e antipática. Não é expontânea.Requer redoma. Mas é mulher esplendorosa e isto não se pode negar... Também não se pode negar que é nobre porque é epífita. Epífitas nascem sobre outras plantas sem contudo tirar delas a nutrição. Estava mentindo quando disse que era antipática. Adoro orquídeas. Já nascem artificiais, já nascem arte.
Tulipa só é tulipa na Holanda. Uma única tulipa simplesmente não é. Precisa de campo aberto para ser.
Flor dos trigais só dá no meio do trigo. Na sua humildade tem a ousadia de aparecer em diversas formas e cores. A flor do trigal é bíblica. Nos presépios da Espanha não se separa os ramos de trigo.É um pequeno coração batendo.
Mas angélica é perigosa. Tem perfume de capela. Traz êxtase. Lembra a hóstia. Muitos tem vontade de come-la e encher a boca com o intenso cheiro sagrado.
O jasmim é dos namorados. Dá vontade de por reticências agora. Eles andam de mãos dadas, balançando os braços, e se dão beijos suaves ao quase som odorante do jardim.
Estrelícia é masculina por excelência. Tem uma agressividade de amor e de sadio orgulho. Parece ter crista de galo e o seu canto. Só que não espera pela aurora. A violencia de tua beleza.
Dama-da-noite tem perfume de lua cheia. É fantasmagórica e um pouco assustadora e é para quem ama o perigo. Só sai de noite com seu cheiro tonteador.Dama-da-noite é silente.
E também da esquina deserta e em trevas e dos jardins de casas de luzes apagadas e janelas fechadas.
É perigosíssima: é um assobio no escuro, o que ninguém aguenta. Mas eu aguento porque amo o perigo. Quanto à suculenta flor de cáctus, é grande e cheirosa e de cor brilhante. É a vingança sumarenta que faz a planta desértica. É o explendor nascendo da esterelidade despótica.
Estou com preguiça de falar da edelvais. É que se encontra à altura de tres mil e quatrocentros metros de altitude.É branca e lanosa.Raramente alcançável: é a aspiração.
Gerânio é flor de canteiro de janela. Encontra-se em São Paulo no bairro do Grajaú e na Suiça. Vitória-régia está no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Enorme até quase dois metros de diametro.Aquáticas, é de se morrer delas. Elas são o amazônico dinossauro das flores. Espalham grande tranquilidade.
A um tempo majestosas e simples. E apesar de viverem no nível das águas elas dão sombras.Isto que estou te escrevendo é em latim:de natura florum. Depois te mostrarei o meu estudo já transformado em desenho linear.
O crisântemo é de alegria profunda.Fala através da cor e do despenteado. É flor que descabeladamente controla a própria selvageria.
Acho que vou ter que pedir licença para morrer. Mas não posso, é tarde demais. Ouvi o Pássaro de Fogo - e afoguei-me inteira.
Tenho que interromper porque - eu não disse? eu não disse que um dia ia me acontecer uma coisa? Pois aconteceu agora mesmo.”

Trecho de Água Viva

(Clarice Lispector)












































































modelos: Jordana Dolores e Luciane Ramos

13 comentários:

  1. MUITO LINDO SEU TRABALHOS!!VOU DEIXA UMA IDEIA P/ VC FAZ UMAS PEÇAS COM AS CORES DA BANDEIRA DO BRASIL VAI VENDER MUITO BJS

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! É, vou pensar algo pra Copa! Beijão, Elaine!

    ResponderExcluir
  3. MAs que lindas flores e modelos!!! Estou amando ver tanta beleza!! Parabéns!! Amei!!!
    Beijos imensoooos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Obriga Erika. Fico feliz sempre que recebo um comentário positivo... Ainda mais vindo de uma artesã talentosa como vc. Beijim!

    ResponderExcluir
  5. ADOREI SUAS FLORES FAÇO FLORES PARA ACESSORIOS AS SUAS SÃO LINDAS ,NÃO TEM O GRAFICO GOSTARIA MUITO DE FAZE-LAS PARABENS PELO SEU TRABALHO
    VALÉRIA

    ResponderExcluir
  6. Olha só, eu tirei várias receitas de flores da professora Elaine (consulta o blog dela: www.elainecroche.blogspot.com, lá vc encontra os vídeos de algumas), outras são receitas de minha avó e não tenho gráficos... Esse meu blog tem como proposta ser meu catálogo, meu portifólio. Não postarei gráficos, nem receitas nele (tem um tópico aqui com uams dicas/vídeos de primeros passos mas não vou além disso por enquanto para não ficar muito "confuso"). Tenho planos de fazer um específico para isso em breve, de receitas, gráficos e descobertas... Abraços, Elaine (a professora é minha xará viu, não somos a mesma pessoa rs)

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Amei seu blog e seu trabalho.
    As flores são muito bonitas e as modelos tambem...parabens.
    Bjs.
    Fátima

    ResponderExcluir
  8. LINDOS TRABALHOS, ADOREI.
    BEIJOS.

    ResponderExcluir
  9. amiga que verdadeiras obras de artes saô as ++++ lindas que ja vi parabens beijocas

    ResponderExcluir
  10. Elaine amigaaa!! Estou muito feliz pelo carinho!!! Vc estás super sumidaaa!!! Eu tb adooro suas artes, esses dias pensei muito em vc! Estou fazendo umas pantufinhas e logo me veio vc na cabeça!! rsss.... beijuuus queridaaa!!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá menina,
    Vim retribuir a visitinha.
    Também achei o máximo o seu blog.
    E que lindos trabalhos e as modelos são "10".
    Beijinhos,
    Célia.

    ResponderExcluir
  12. Um outro dia, sair a passear pela internet e encontrei o Jardim de Elaine. Fui tomada pela beleza das flores com suas tramas e cores. Resolvi que queria algumas delas para enfeitar o meu cabelo. Encomendei-as. Elas atravessaram parte do país dentro de uma caixinha vermelha e chegaram aqui na Paraíba mais viçosas do que nunca. Um encanto. Lindas mesmo!
    Maria Helena Azevedo

    ResponderExcluir
  13. Amei suas peças são simples e delicadas, parabéns pelo blog é de muita inspiração para quem está começando e gosta de artesanato de uma maneira geral.

    ResponderExcluir

Diga aí